A Secretaria de Comunicação Social – Secom publicou portaria em que cria o chamado Cadastro de Veículos de Divulgação – Midiacad, o qual será utilizado para aglutinar dados comerciais e negociais de diversos tipos de plataformas publicitárias e/ou de divulgação. O Midiacad servirá como um sistema de registro de preço das empresas comunicacionais, visando a economicidade e o aprimoramento da eficiência na contratação dos serviços de propaganda e publicidade. A ideia é que os responsáveis pelas assessorias de comunicação dos órgãos governamentais utilizem o cadastro para ter mais segurança no momento de elaborar planejamentos ou ações pontuais de mídia.

O Midiacad será utilizado por todos os integrantes do Sistema Integrado de Comunicação do Governo Federal – Siscom, como forma de garantia de uniformidade das informações cadastrais, comerciais e negociais das ações de publicidade. Por conter informações pessoais dos donos dos veículos, os dados serão confidenciais e protegidos por sistemas de segurança digitais. Somente pessoas previamente autorizadas poderão acessar o Midiacad.

Junto do novo sistema, a Secom aprovou também um manual de uso do novo cadastro, o qual pode ser acessado no Diário Oficial até que a versão diagramada do material seja disponibilizada na página do órgão.