O ex-ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Ubiratan Aguiar, preside nesta quinta, 2,  e sexta-feira, 3, o IV Seminário de Altos Estudos sobre Administração Pública, que será realizado no Hotel Praia Centro, em Fortaleza-CE, a partir das 8 horas. O evento objetiva debater temas sobre a gestão pública brasileira nas áreas de contabilidade e direito, e tem como público alvo dirigentes e técnicos de órgãos da administração direta e indireta, administradores, advogados, procuradores, além de assessores jurídicos, econômicos e organizacionais.

Para Ubiratan Aguiar, os municípios ainda precisam usar melhor as novas ferramentas tecnológicas em prol da melhoria na administração. “Temos como objetivo levar apoio aos municípios que ainda têm dificuldade operacional como as novas tecnologias por conta de todas essas recentes alterações. A administração pública como um todo passa por uma fase de transição. Os meios tecnológicos que foram postos à disposição dos municípios são hoje indispensáveis e, na medida em que os Estados vão se adaptando a todos esse mecanismos, eles com toda certeza melhoram e simplificam sua administração”, afirmou o ex-ministro.

Ubiratan ainda destaca que o Ceará tem tido grandes avanços na área tecnológica, mas que ainda tem muito a melhorar em sua administração pública. “O Ceará ainda tem um longo caminho pela frente. Muitos gestores ainda precisão se adequar a essas tecnologias”.

A palestra de abertura será ministrada pelo desembargador Fernando Ximenes, presidente da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE, e no decorrer do evento várias outras autoridades estarão compartilhando experiências. Estão programadas palestras do ministro Augusto Sherman – TCU, ministro André Luis Carvalho – TCU, Rodrigo Janot – Procuradoria Geral da República, conselheiro Edilberto Pontes – Tribunal de Contas do Estado, Ricardo Machado – Procuradoria Geral da Justiça, secretário João Melo – Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Sérgio Machado – presidente da Transpetro, dentre outros.

Entre os assuntos que serão desenvolvidos, estão aqueles relacionados ao governo eletrônico, gestão inteligente das cidades, Ministério Público e administração pública, transparência, além de eficiência administrativa, improbidade administrativa, controle interno e externo. Na programação ainda estão incluídos 12 workshops sobre os mais diversos setores da administração pública.

IV Seminário de Altos Estudos sobre Administração Pública
Quando: Hoje e amanhã
Onde: Hotel Praia Centro (Avenida Monsenhor Tabosa, 740)
Horário: De 8 às 18 horas