O governador do Acre, Tião Viana, assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG e a Escola Nacional de Administração Pública – Enap para capacitar 300 servidores públicos do estado e aderir à Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal – Siconv. O Acre é a terceira Unidade da Federação a integrar a Rede Siconv, juntando-se a Distrito Federal e Sergipe.

A capacitação pela Rede Siconv vai aumentar a efetividade das transferências voluntárias da União para o Acre, o que permitirá a ampliação de políticas públicas benéficas aos moradores do estado. A rede permite monitoramento em tempo real do andamento dos convênios. Dessa forma, o gestor público consegue controlar melhor os gastos.

Rede de capacitação

 

A Rede Siconv foi lançada em abril de 2015 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI em parceria com a Enap. A meta é capacitar 19 mil usuários do Siconv até o fim deste ano. A proposta prevê a adesão de todos os entes da federação até agosto.